PS1S

 Agora que todos chegamos em suas respectivas casas, quero agradecer em nome da equipe PS1S, não nominalmente, a todos aqueles que de alguma forma nos apoiaram nessa expedição e a todas as estações contatadas.

IMG_20180730_090438
PS1S team

Ao todo foram quase sete dias dedicados à expedição, entre viagem de ida, operação e viagem de retorno. Sete dias longe da familia, longe do conforto de nossas casas e longe da comodidade de nossas estações. Mas foram dias de companherismo, Radioamadorismo e de novas amizades. Vale aquela máxima que diz ” o melhor da expedição, esta atrás dos microfones”.

Infelizmente, durante minha travessia para a ilha, perdi acesso a rede celular / internet, o que impossibilitou-me de atualizar a conta twitter da expedição e de me comunicar apropriadamente com minha familia. Mas em breve divulgaremos algumas fotos da expedição.

A operação funcionou conforme o planejado pela equipe. A exceção ocorreu no caso do gerador orginal, não reparado a tempo da expedição pela rede autorizada do fabricante, exigindo a aquisição de um novo a pouco menos de dois dias do início da viagem. No final, uma grande aquisição, que conseguiu manter a expedição no ar, sem qualquer oscilação e de maneira independente de outras fontes de energia.

Apesar de esperado, a baixa propagação foi outra dor de cabeça. Em determinadas horas, era simplesmente desnecessário manter a estação chamando. Durante o dia era comum escutar estações europeias, mas sem o retorno das chamadas.

Durante a operação não foram atendidos os pedidos de sched enviados pelo e-mail ou cluster, em primeiro lugar pela ética de se manter a operação no ar sem privilegiar qualquer região (ainda mais com poucas janelas de propagação) e outra, o acesso limitado a internet.

Para as proximas tarefas: envio do ADIF ao manager, aprovação de QSL e documentação para validação da expedição nos principais programas de diplomas.

A informação do manager da expedição está no QRZ.com, que trabalha via direta ou via bureau, através de seu OQRS.

Mesmo cansados, já inicia-se novo projeto.

Obrigado!

Forte 73